Sobre a Revista

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA

Missão: é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos científicos originais, inéditos, multi/interdisciplinares, desde que sejam voltados para área de Educação, produzidos/as por pesquisadores desta Universidade e de outras instituições congêneres, nacionais e internacionais, a fim de possibilitar o intercâmbio científico e institucional.

ISSN 2178-2229

Periodicidade: Trimestral 

Qualis/CAPES (2017-2020): A3 

Notícias

Edição Atual

v. 31, n. 4, out./dez. 2024
					Visualizar v. 31, n. 4, out./dez. 2024
Publicado: 2024-12-18

Dossiê "Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe"

  • Apresentação - Dossiê Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.73
    Sônia Maria da Silva Araújo
    7
  • A temática indígena nas revistas brasileira e mexicana de história da educação

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.58
    Sônia Maria da Silva Araújo, Alicia Civera Cerecedo
    1-28
  • Pedagogias decoloniais: do giro decolonial latino-americano ao contexto científico brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.59
    Alder de Sousa Dias, Damião Bezerra Oliveira, Waldir Ferreira de Abreu
    1-24
  • Disciplina e controles escolares em Cuba nos discursos de Ciência (1880-1898)

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.60
    Yoel Cordoví Núñez
    1-24
  • Interculturalidade e educação na fronteira franco-brasileira: distâncias entre o normatizado e o praticado (1996-2020)

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.61
    Andreia Martel Torres, Sidney Lobato
    1-19
  • Análise histórica da matemática na educação primária cubana nos séculos XIX e XX

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.62
    Marcelina Caridad Moreno García, Walfredo González Hernández
    1-26
  • Colonialidade pedagógica na Amazônia brasileira: educação para o sistema-mundo moderno/colonial

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.63
    Albert Alan de Sousa Cordeiro, Raimundo Nonato de Pádua Câncio
    1-27
  • A política higienista para a infância na América Latina: os casos da Argentina e do Brasil nos séculos XIX e XX

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.64
    Laura Maria Silva Araújo Alves, Lucía Lionetti, Welington da Costa Pinheiro
    1-29
  • A concepção de educação popular em José Martí e Paulo Freire: um encontro entre Cuba e Brasil

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.65
    Sônia Maria da Silva Araújo, Oscar Andrés Piñera Hernández, Dainerys Naranjo Fagundo
    1-26
  • Juventudes geracionais: reverberações históricas e suas representações

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.66
    Ivany Pinto Nascimento, Lucía Lionetti
    1-27

Artigos

  • O estado do conhecimento sobre a Educação Física no Novo Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.67
    Sérgio de Oliveira Junior, Victor Julierme Santos da Conceição
    1-29
  • Mineração de texto sobre gamificação no ensino de história e inclusão: proposta de revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.68
    Vinicius Freitas de Menezes, Claudete da Silva Lima Martins, Cristiano Corrêa Ferreira
    1-23
  • Escolarização e autoria negra para o enfretamento da deslegitimação da população afro-brasileira

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.69
    Mariléia dos Santos Cruz
    1-25
  • Professores iniciantes: os desafios docentes na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.70
    Thais Pulgatti Trindade, Celso Ilgo Henz, Doris Pires Vargas Bolzan
    1-26
  • A docência para professores iniciantes das Ciências Agrárias nas Universidades Comunitárias do Oeste de SC

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.71
    Tania Maria Zaffari Farias, Nadiane Feldkercher, Daniela Pederiva Pensin
    1-26
  • Finalização da carreira docente: características e desafios

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.72
    Risia Silva Chaves, Lúcia Gracia Ferreira
    1-29
  • Cultura material escolar: reflexões sobre a pesquisa

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.74
    Claudia Alves
    1-18
  • Sentidos atribuídos ao conceito de cotidiano no ensino de ciências: compreensão a partir pesquisas apresentadas nos ENPEC

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.75
    Nathalie Guerra Vilela, Agenor Pina da Silva, João Ricardo Neves da Silva
    1-27

Dossiê: Educação e Diversidade: o olhar sobre as comunidades ciganas

  • Dossiê - Educação e Diversidade: o olhar sobre as comunidades ciganas

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.76
    Iran de Maria Leitão Nunes, Maria Patrícia Lopes Goldfarb, Mércia Rejane Rangel Batista
    1-8
  • Na trilha dos viajantes: perspectivas para uma pedagogia da itinerância

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.77
    Flávio José de Oliveira Silva
    1-29
  • A inclusão dos ciganos no sistema de cotas nas Instituições Estaduais e Federais de Ensino Superior: apresentando a situação no estado da Paraíba

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.78
    Mercia Rejane Rangel Batista, Maria Patrícia Lopes Goldfarb, Tomke Christiane Lask
    1-22
  • “Dia municipal da etnia cigana de Penedo – AL”: contexto e reflexões na comunidade Calon e na escola

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.79
    Edluza Maria Soares de Oliveira, Claudia Mura
    1-23
  • Encontro de Saberes e extensão universitária: práticas educativas entre a Escola e a Comunidade Cigana Calon em Sousa/PB

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.80
    Luan Gomes dos Santos de Oliveira
    1-21
  • A formação continuada de professores gadjés no município de Raposa/MA

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.81
    Luane Mendes Gonçalves, Iran de Maria Leitão Nunes
    1-23
  • Nas ondas da comunicação: ciganos e Podcast

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.82
    José Aclecio Dantas, Maria Patrícia Lopes Goldfarb
    1-22
  • Jogos como ferramentas de ensino de histórias ciganas: aplicação e implementação do jogo “A última canção de Birkenau”

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.83
    Lucas Medeiros de Araújo Vale, Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui
    1-27
  • Experiências profissionais e educacionais entre jovens Calon da comunidade cigana de Sousa-PB

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.84
    Mércia Rejane Rangel Batista, João Dias Pereira
    1-20
  • Dando visibilidade ao povo cigano da Paraíba: resgatando cidadania, garantindo direitos

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.85
    Janine Marta Coelho Rodrigues, Silvestre Coelho Rodrigues, Maria José Rangel, Anne Jaqueline Clark
    1-22
Ver Todas as Edições